Ciências & Histórias

terça-feira, maio 02, 2006



Antes, uma revisão rápida:

Como estavamos falando no antigo fotolog, o Ayurveda considera o universo composto da combinação de cinco elementos. Estes são: o éter ou vazio (Akasha); o ar (Vaya); o fogo (Tejas); a água (Apa); e a terra (Prithvi). Os cinco elementos podem ser vistos em todo universo comporto por matéria orgânica quanto inorgânica.

Nos sistemas biológicos, como nós, os elementos são codificados em três forças, que governam todos os processos vivos. Estes três forças (Kapha, Pitta e Vata) são conhecidas como os três doshas ou tridosha. Cada um deste doshas é composto por dois dos elementos (Vata = éter + água; Pitta = fogo + água; Kapha = água + terra). O tridosha regula cada processo fisiológico e psicológico dos organismos vivos. A relação entre eles determina as qualidades e condições individuais (prakriti).

Estas três forças vitais (doshas) se encontram espalhados pelo organismo em seus sete tecidos (dathus). Os dhatus são responsáveis pela estrutura geral do corpo e mantêm as funções dos diferentes órgãos. Além disso, temos uma rede de 14 tipos de canais (srotas), que permitem ao indivíduo a comunicação interna entre os diversos tecidos e uma ligação ao mundo exterior. Os excessos do organismo são eliminados na forma de três excreções (malas). Além deste sistema material, o indivíduo é formado também por um outro sistema de natureza imaterial, por onde a energia vital (prana) percorre através de canais energético (nadis) e se concentram em determinados pontos (chakras).

Um estado harmonioso das três forças vitais (tridoshas) e um perfeito funcionamento dos tecidos e do sistema de eliminação dos excessos permitem um equilíbrio do organismo e conseqüentemente um bom funcionamento. Por outro lado, desequilíbrios nestes sistemas pode levar à ocorrência das mais variadas doenças.

Partindo deste princípio, todo processo de diagnóstico de uma doença é feito para que se possa ter uma visão geral não só da doença, mas também do paciente e dos fatores que levaram ao desequilíbrio do organismo. A partir deste diagnóstico, o tratamento irá buscar novamente o equilíbrio. Como isso é feito, é o que veremos a seguir.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial