- O Tratamento Racional Ayurvédico
O médico clínico (Ayurveda) apresenta dois focos principais de tratamento: a preservação da saúde no sujeito saudável e o tratamento do enfermo. Esta forma de tratamento procura estabelecer um equilíbrio entre as forças vitais (doshas) assim como melhorar a digestão, possibilitando a eliminação do alimento mal digerido (ama). A busca do equilíbrio inclui não só a prática médica mas também uma série de modificações no estilo de vida do sujeito, levando em consideração as condições climáticas e fatores mentais. Considera-se tudo que possa estar agindo sobre a saúde do paciente, incluindo atividades, a hora do dia e a estação. Em outras palavras, o paciente é visto como um indivíduo em constante relação com seu meio.
Após a avaliação da constituição do paciente e da doença, estabelece-se uma série de tratamentos não invasivos, constituindo-se basicamente na administração de substâncias (ervas medicinais) com propriedades opostas àquelas da força vital (dosha) perturbada. Esse tratamento se dá a base de dietas e processos de desintoxicação. Também são aplicadas massagens, meditações, além de mudanças no estilo de vida para lidar com o estresse físico e emocional.
O sistema médico ayurvédico aponta alguns passos que devem ser seguidos durante o processo de tratamento do indivíduo. São eles: - Procedimentos de purificação na qual as toxinas, físicas ou emocionais, precisam ser eliminadas e neutralizadas (Panchakarma);
- Aplicação de diversas técnicas paliativas para reduzir a intensidade da doença e equilibrar os doshas desordenados (Shamana);
- Uma Terapia de Rejuvenescimento para manter a saúde e reduzir os efeitos negativos da enfermidade (Rasayana).
Atenção e modificação da natureza mental e espiritual das enfermidades (Sattvavajaya)
Referências:
[1] Subbarayappa, BV. The roots of ancient medicine: an historical outline. J. Biosci. Vol 26(2). Pp135-44 (2001).
[2] Appendix A. Ayurveda's History, Beliefs and Practices. Em: “Ayurvedic Interventions for Diabetes Mellitus: A Systematic Review” 2001.
Em:
1 Comentários:
Esses caras sabiam tudo...
Por Anônimo, Às maio 04, 2006 11:43 AM
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial