Ciências & Histórias

quinta-feira, maio 04, 2006

  • O Tratamento Racional Ayurvédico
    O médico clínico (Ayurveda) apresenta dois focos principais de tratamento: a preservação da saúde no sujeito saudável e o tratamento do enfermo. Esta forma de tratamento procura estabelecer um equilíbrio entre as forças vitais (doshas) assim como melhorar a digestão, possibilitando a eliminação do alimento mal digerido (ama). A busca do equilíbrio inclui não só a prática médica mas também uma série de modificações no estilo de vida do sujeito, levando em consideração as condições climáticas e fatores mentais. Considera-se tudo que possa estar agindo sobre a saúde do paciente, incluindo atividades, a hora do dia e a estação. Em outras palavras, o paciente é visto como um indivíduo em constante relação com seu meio.

    Após a avaliação da constituição do paciente e da doença, estabelece-se uma série de tratamentos não invasivos, constituindo-se basicamente na administração de substâncias (ervas medicinais) com propriedades opostas àquelas da força vital (dosha) perturbada. Esse tratamento se dá a base de dietas e processos de desintoxicação. Também são aplicadas massagens, meditações, além de mudanças no estilo de vida para lidar com o estresse físico e emocional.

    O sistema médico ayurvédico aponta alguns passos que devem ser seguidos durante o processo de tratamento do indivíduo. São eles:
  • Procedimentos de purificação na qual as toxinas, físicas ou emocionais, precisam ser eliminadas e neutralizadas (Panchakarma);
  • Aplicação de diversas técnicas paliativas para reduzir a intensidade da doença e equilibrar os doshas desordenados (Shamana);
  • Uma Terapia de Rejuvenescimento para manter a saúde e reduzir os efeitos negativos da enfermidade (Rasayana).
    Atenção e modificação da natureza mental e espiritual das enfermidades (Sattvavajaya)


    Referências:
    [1] Subbarayappa, BV. The roots of ancient medicine: an historical outline. J. Biosci. Vol 26(2). Pp135-44 (2001).
    [2] Appendix A. Ayurveda's History, Beliefs and Practices. Em: “Ayurvedic Interventions for Diabetes Mellitus: A Systematic Review” 2001.
Em:

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial