Ciências & Histórias

terça-feira, maio 09, 2006

Rasayana e a Terapia de Rejuvenescimento


A filosofia ayurvédica considera que uma boa saúde vai além da ausência de enfermidade. Também é necessário um cuidado com o fortalecimento do corpo para a manutenção da saúde. Como vimos, uma parte do tratamento se preocupa em aumentar a força vital da vida (ojas), tratamento este conhecido como Terapia de Rejuvenescimento, ou Rasayana, que literalmente significa “aumento de rasa” (fluido vital gerador dos tecidos).

Segundo o conhecimento indiano, a juventude se recupera através da reprodução dos processos espirituais relacionados com a origem da vida. A terapia do rejuvenescimento empregava técnicas respiratórias, meditação, yoga, banhos de sol e exercícios físicos como uma forma simbólica de simular este processo de criação. Além disso, empregava também a ginástica sexual, que não tinha o propósito de obtenção de prazer mas sim a reabsorção do sêmen pelo corpo como forma de prolongamento da vida e da vitalidade.

De acordo com a medicina indiana milenar, a terapia do rejuvenescimento pode ser subdivida em duas formas: Uma relacionada com técnicas mais breves geralmente empregada com pacientes que tivessem pouco tempo disponível. Este tipo de terapia envolvia também algumas mudanças de hábitos, assim como dieta. A outra forma terapêutica era mais complexa. O paciente era retirado de sua rotina por um determinado período de tempo. Ficava em observação por um especialista, sob um regime alimentar rigoroso, uma vez que esta terapia de rejuvenescimento só era possível após o processo de desintoxicação do corpo e da mente (descritos anteriormente).

1 Comentários:

  • Que maravilha se isso funcionasse mesmo. Estaria todo mundo fazendo Rasayana para ficar ayurvelho: Mentalmente maduro, com a experiencia que so' algumas centenas de anos podem proporcionar, mas com corpitcho de 21.

    Por Anonymous Anônimo, Às maio 09, 2006 9:51 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial