Ciências & Histórias

sexta-feira, maio 12, 2006

Os Sabores e as Forças Vitais


Uma das principais formas para se estabelecer as características de uma substâncias era através de seu sabor. De acordo com esta perspectiva, os sabores podiam ser classificados de acordo com seis categorias: o doce, o salgado, o ácido, o amargo, o adstringente e o picante. É interessante notar que hoje se sabe que a língua possui receptores gustativos (papilas gustativas) sensíveis a 4 gostos diferentes: Doce, salgado, azedo e amargo.

Cada sabor agiria de forma específica em uma determinada força vital (doshas). O efeito terapêutico desta susbtância estaria associado ao equilíbrio de uma destas forças graças á ação de um determinado sabor. Dessa forma, a prescrição destas substâncias estaria calcada em uma dieta adequada para cada constituição física (prakriti). Neste caso, o objetivo seria utilizar substâncias que apresentassem sabores adequados capazes produzir uma estabilização de forças vitais que se encontrassem em desequilíbrio.

Um sabor tem efeito positivo sobre uma força vital (dosha) quando este entra em equilíbrio na presença da substância de tal sabor. Abaixo, temos a relação entre as três forças vitais (tridosha) e as seis classificações de sabores de acordo com a medicina da Índia antiga:

Vata
Efeito Positivo: doce, ácido e salgado.
Efeito Negativo: picante, amargo e adstringente.

Pitta
Efeito Positivo: doce, amargo e adstringente.
Efeito Negativo: picante, ácido e salgado.

Kapha
Efeito Positivo: picante, amargo e adstringente.
Efeito Negativo: doce, ácido e salgado.


Para Saber Mais:
Tha Pharmacology of Taste and Its Effects on Constitutional Type.
Em: http://www.doshabalance.com/articles/taste/intro_taste.html

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial