Ciências & Histórias

segunda-feira, junho 09, 2008

A Busca por um Princípio

A característica central da explicação da natureza pelos primeiros filósofos é caracterizada por um apelo à noção de causalidade, interpretada em termos puramente naturais. O estabelecimento de uma conexão causal entre determinados fenômenos naturais constitui assim a forma básica da explicação científica e é, em grande parte, por esse motivo que se pode considerar as primeiras tentativas de elaboração de teorias sobre o real como o início do pensamento científico.

É importante que o nexo causal se dê entre fenômenos naturais. Isto porque podemos considerar que o pensamento mítico também estabelece explicações causais. É por isso que o que distingue a explicação filosófico-científica da mítica é a referência apenas a causas naturais.

Entretanto, uma tentativa de se apresentar uma explicação causal gera um efeito regressivo. Ou seja, ao explicarmos sempre uma coisa por outra, há a possibilidade de se ir buscar uma causa anterior, mais básica, até o infinito. Para evitar um eterno processo até o inexplicável, surge a necessidade de se estabelecer uma causa primeira, um primeiro princípio, ou conjunto de princípios, que sirva de ponto para todo o processo racional.

Por este motivo, esses primeiros filósofos vão postular a existência de um elemento primordial que serviria de ponto de partida para todo o processo. Como vimos, o primeiro a formular essa noção é exatamente Tales de Mileto, que afirma ser a água o elemento primordial. Não sabemos por que tales teria escolhido a água; porém, o importante na contribuição de Tales não é tanto a escolha da água, mas a própria idéia de elemento primordial, que dá unidade à natureza.

Diferentes pensadores buscaram eventualmente diferentes princípios explicativos, assim, por exemplo, os sucessores de Tales na escola de Mileto, Anaxímenes e Anaximandro, que adotaram respectivamente o ar e o “aperion” (um princípio abstrato significando algo de ilimitado, indefinido, subjacente à própria natureza); já Heráclito dizia ser o fogo o princípio explicativo, Demócrito o átomo e assim sucessivamente. Empédocles, som usa doutrina dos quatro elementos como que sintetiza as diferentes posições, afirmando a existência de quatro elementos primordiais – terra, água, ar e fogo – tese retomada por Platão no “Timeu” e bastante difundida em toda a Antiguidade.

Veremos aos poucos estes pensadores.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial