Ciências & Histórias

terça-feira, maio 20, 2008

A Grécia Antiga: Onde

Nenhuma outra civilização deixou marcas tão profundas nas estruturas do pensamento ocidental como a civilização antiga grega. Pode-se dizer que há um consenso geral de que a formação da cultura grega antiga marca em si o nascimento da filosofia e ciência ocidental. Assim, ao falarmos sobre a base do pensamento ocidental, somos obrigados a nos referir diretamente ao pensamento grego antigo. Entretanto, antes de falarmos sobre as idéias que constituem a cultura grega, precisamos definir quem são os formadores desta cultura. Ou em outras palavras: quem são os gregos antigos?

Ao falarmos de uma civilização grega, devemos antes de tudo ter em mente que não nos referimos apenas a uma região geográfica específica, mas a um conjunto de cidades e áreas próximas, onde seu povo possuía entre si uma identidade cultural que os unia. Definiam-se, dessa forma, por uma ancestralidade em comum, por uma língua em comum e por hábitos em comum. Ao mesmo tempo, não existe uma data fixa ou um período fixo em comum acordo que defina o inicio de uma civilização grega antiga. é a partir do final da Idade do Bronze (por volta de 1600 a 1100 a.C.) que se estabelece a base cultural que irá marcar as primeiras eras de uma civilização. Por volta do século V a.C., a civilização e cultura gregas clássicas já estavam há muito estabelecidas. Entretanto, hoje falaremos apenas de sua localização.


Geograficamente falando, a civilização grega se espalhava por toda própria península grega, assim como as ilhas nos mares em torno dela. Em seu período mais fértil culturalmente falando (por volta do século V a.C.), as comunidades gregas se espalhavam desde o Fásis, no limite leste do mar Negro, até Marselha. A costa da Ásia Menor (hoje a Turquia), a maior parte da costa da Sicília, a extremidade sul da Itália, desde Nápoles, eram intensamente gregas, embora abrigassem também numerosas populações de outras raças. Esse padrão geográfico era produto de continuas explosões de migrações, iniciadas desde o ano 1000 a.C.



Apesar de diversas cidades espalhadas em torno de todo Mediterrâneo e de certa dificuldade física de comunicação, cabe apontar que, ao falarmos sobre a formação da cultura grega, pouco ou nada influi o local ou região onde se localizavam. Assim, quando nos referirmos a uma civilização grega, estaremos falando de toda esta área ocupada por este povo, unido por sua prática cultural e não por sua identidade geográfica.

2 Comentários:

  • Esse asunto é muito enteraçente
    me ajudo muito em um trblho da
    escola.
    Conteudo massa!!!

    Por Blogger Unknown, Às julho 10, 2009 9:37 AM  

  • Eu encontrei muitas coisas não só interesante mais tambem importante sabemos, como era maneira das civilização grega como tambem das outras civilizações da quela época!!!

    Por Blogger Unknown, Às setembro 29, 2009 2:28 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial