Ciências & Histórias

segunda-feira, maio 14, 2007

O que é Ciência?


Ao discutirmos sobre o surgimento da ciência, como ela se desenvolve, se cria ou recria, precisamos também ter em mente um conceito do que é ciência. Geralmente, ao falarmos em “ciência”, podemos nos referir tanto à instituição científica, ao processo de investigação científica, ou ao método e conhecimento científico propriamente dito. Assim, corremos o risco de fazer uma conceituação circular de “ciência”, no sentido que apontamos “ciência” como o processo gerador de um conhecimento científico através de um método, feito nas instituições científicas. Uma alternativa à isso, é tentarmos conceituar a ciência a partir da definição do seu objeto de estudo. Mesmo assim, segundo E. Morin, a questão “o que é ciência” é possivelmente umas das poucas questões que ainda não tem nenhuma resposta científica.

De forma geral, as teorias científicas procuram dar forma, ordem e organização aos dados verificados em que se baseiam, por isso, são sistemas de idéias. Segundo Dampier, podemos definir ciência como o “conhecimento ordenado dos fenômenos naturais e o estudo racional das relações entre os conceitos nos quais estes fenômenos são expressados”. Aponta também que, as ciências naturais surgem a partir das primeiras observações dos fenômenos ocorridos na natureza.

Alias, tradicionalmente, considera-se que as ciências naturais (a física e a biologia, principalmente) surgem a partir das primeiras observações dos fenômenos ocorridos na natureza. Por este motivo, para os gregos, ciência e filosofia eram conceitos próximos. Do latim, a palavra scientia tem em seu sentido mais amplo um significado de “aprendizado” ou “conhecimento”.

Assim, a idéia de ciência tem em si, em sua origem um sentido menos fechado do que temos hoje como ciência. Ao longo da história da humanidade, a idéia de “ciência” sofreu alterações e mudanças. Este percurso conceitual da ciência se reflete na afirmação de Whitehead, que diz que “a ciência é mais mutável do que a teologia”.

Nos próximos dias, apresentaremos dois autores e suas considerações sobre o que é, como é e pra que serve a ciência. São eles, Thomas Kuhn e Karl Popper.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial