Ciências & Histórias

segunda-feira, abril 02, 2007

Objetividade na História?



O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. O historiador dispõe de certos meios científicos para alcançar conhecimentos e, além disso, se serve de certa sistematização, ou seja, põe em ordem os resultados obtidos pela pesquisa.
Alguns autores defendem que o objeto de estudo da História é a sucessão temporal: a História estuda os atos humanos sob o ponto de vista do tempo. Entretanto, até esta perspectiva de uma estudo objetivo da História através de um raciocínio cronológico é algo questionável – e que veremos outros dias aqui. Ao mesmo tempo, antes de definirmos a História como um método científico, devemos examinar um problema preliminar: a História é capaz de atingir a verdade?




O valor da interpretação histórica depende de argumentos objetivos, mas que a argumentação histórica difere, fundamentalmente, de uma demonstração matemática, a história não lida com abstrações, mas com fatos concretos: aí está a maior dificuldade. Ao mesmo tempo, a tarefa do historiador não se restringe a averiguar e registrar os fatos materiais do passado; consiste muito mais em entendê-los, ordená-los e interpretá-los. Ao estudar a realidade humana de outras épocas e ao patentear as relações existentes entre os diversos fatos históricos, ele perceberá cada vez mais que se entendimento do passado é condicionado por sua própria situação no tempo. Assim, o Historiador como tal não é capaz de julgar. Um julgamento implica necessariamente uma escala de normas, e elas transcendem os fenômenos. O historiador pode e deve descrever a origem, a evolução, a difusão e a morte de certos fenômenos do passado, observando sua força existencial e a repercussão que alcançaram no tempo e no espaço.



2 Comentários:

  • Olá Fabiano.

    Gostei muito do blog, realmente este novo espaço é bem interessante. Também estou achando muito interessante seus textos. Gostaria de saber se vc pretende abordar também a questão da evolução da tecnologia, que nem sempre tem um significado igual ao de ciência. Um abraço, Vitor

    Por Anonymous Anônimo, Às abril 03, 2007 10:15 AM  

  • Vitor,

    Não faz parte dos planos. Mas eventualmente, isso pode ser discutido, até mesmo numa diferenciação entre os conceitos de tecnologia e ciência.

    Alias, bem lembrado.
    Abs,
    Fabiano

    Por Blogger Fabiano S. Castro, Às abril 06, 2007 6:44 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial