Ciências & Histórias

segunda-feira, maio 15, 2006

A Cirurgia na Índia Antiga


Embora a medicina na Índia antiga empregasse uma grande variedade se substâncias com o propósito terapêutico com objetivo de restaurar o equilíbrio das forças vitais (doshas) do organismo, existiam também outras medidas terapêuticas relacionadas com intervenções cirúrgicas. Conhecida como Shalya Tantra (literalmente “remoção daquilo que incomoda no corpo”), a prática cirúrgica foi descrita em detalhes no conjunto de textos Sushruta Samhita [1]. Sushruta é considerado o primeiro cirurgião indiano a organizar e discutir em detalhes sobre diversas intervenções cirúrgicas, tais como desobstruções do intestino, remoção de pedra na bexiga assim como técnicas de incisões, cauterização e extração de dentes. Além disso, Sushruta faz uma vasta descrição detalhada de diversas intervenções cirúrgicas plásticas do nariz (rinoplastia), assim como de tratamento de catarata.

O texto original de Sushruta discute em detalhes técnicas de como lidar com diversos tipos de tumores, ferimentos internos e externos, fraturas de ossos complicações durante gravidez e o parto. Foi o primeiro a desenvolver técnicas e cirurgia plástica, descrevendo, por exemplo, 15 maneiras diferentes para reconstrução nasal (rinoplastia). Em 1794, suas técnicas plásticas foram recuperadas pelo cirurgião italiano Tagliaacozzi. Por este motivo, Sushruta é considerado por alguns como o “pai da cirurgia”.

Seguindo Sushruta, uma boa formação do profissional na área da cirurgia requer familiaridade com as características do corpo humano. Neste caso, é preciso investigar a anatomia humana através da observação direta de cadáveres humanos. Em suas palavras, “Aquele que deseja adquirir conhecimento de anatomia deve preparar um corpo e cuidadosamente observar e examinar suas diferentes partes”. Nesse sentido, Sushruta recomenda a dissecação de corpos humanos no processo de formação do profissional. Entretanto, a dissecação era limitada ao estudo dos corpos de crianças de até dois anos, uma vez que a civilização indiana cremava todos os mortos com acima de cinco anos de idade).

Considera-se que a cirurgia na Índia antiga estava consideravelmente à frente das outras civilizações desta época. Na verdade, acredita-se que este conhecimento desenvolvido na influenciou diretamente a cirurgia egípcia, babilônica, arábica e grega possuem uma origem em comum na Índia.

Referências:
[1] O Sushruta Samhita e a Descrição da cirurgia na Índia Antiga
Em: http://fotolog.terra.com.br/fscastro:11
[2] Tewari M, Shukla HS. Sushruta: 'The Father of Indian Surgery'. Indian J. Surg. 2005;67:229-230.Em:
Em: http://www.vigyanprasar.com/dream/jan2000/article2.htm
[4] Das, S. Susruta, The Pioneer Urologist of Antiquity. The Journal of Urology Vol. 165, 1405–1408, May 2001.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial