Ciências & Histórias

segunda-feira, abril 16, 2007

Onde Nasce a Ciência?




Para Russel, filosofia e ciência surgem quando alguém faz uma pergunta de caráter geral. Para este autor, os primeiros que evidenciaram tal curiosidade foram os gregos. Ainda, a filosofia e a ciência, como as conhecemos, são invenções gregas. Segundo Sarton, a Ciência tem sua origem no momento em que o ser humano tentou resolver os inúmeros problemas da vida que enfrentava, sejam eles quais forem. Inicialmente, estas soluções eram apenas recursos, respostas temporárias e mal elaboradas para seus problemas. Mas, gradualmente, este conhecimento rudimentar foi sendo generalizado, racionalizado, simplificado, inter-relacionado e integrado. Mas diferente de Russel, Sarton vai considerar uma dificuldade de estabelecer um “berço” da Ciência. Este tipo de afirmação pode ser perigoso, pois muitas vezes a História da Ciência vem desmenti-la. Sarton compara as descobertas cientificas nos tempos modernos com o desenvolvimento “cientifico” ancestral. As descobertas simultâneas, ou seja, descobertas idênticas ou similares feitas aproximadamente ao mesmo tempo, por pessoas diferentes em lugares separados não é algo incomum nos tempos modernos, e suas circunstancias tem sido investigadas. Elas têm sido geralmente explicadas por um “ancestral” comum de problemas e/ou instrumentos; seus “descobridores” procuravam resolver os mesmos problemas, e estabeleceram seus pontos de partida suas inspirações nas mesmas fontes e necessidades. Sarton considera que talvez possamos considerar que o mesmo ocorreu no passado pré-histórico. Para Sarton, a única diferença, neste aspecto, entre o passado distante e o presente é que no passado tudo ocorreu muito mais demorado do que agora, e hoje contamos estas simultaneidades em meses e anos, em vez de séculos.

Um bom exemplo disso é o surgimento da escrita. Vemos o desenvolvimento de uma escrita de forma simultânea entre os egípcios, os mesopotamicos e os chineses. E cada uma dessas culturas com uma escrita própria e peculiar.

Mas a partir deste tipo de discussão, outras perguntas surgem: O que definimos como Ciência? Qual a diferença entre a Ciência de hoje e a Ciência de ontem?
Falaremos um pouco mais disso.



1 Comentários:

  • Olá, Fabiano.

    Achei interessante o texto de hoje. Realmente temos vários exemplos desta simutâneidade na ciência. Um exemplo vigoroso seria a teoria das emoções desenvolvida pelo americano William James e pelo dinamarquês James Lange. Tal teoria fisiológica ficou conhecida como teoria "James-Lange", apesar da maioria dos créditos terem ficado com o americano.

    um abraço,

    Por Anonymous Anônimo, Às abril 18, 2007 12:40 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial