Ciências & Histórias

segunda-feira, agosto 27, 2007

A Trepanação Na América

A prática da trepanação é conhecida em diversas partes do Antigo Mundo e ainda praticada em tribos tradicionais na África e Polinésia. Sua prática remonta até o período Neolítico, como o crânio encontrado em Ensisheim (França) com um orifício de cerca de 9 cm de diâmetro e cerca de 7000 anos de idade.

No Novo Mundo, as centenas de crânios trepanados encontrados na região da Colômbia e Peru com perfurações únicas ou múltiplas indicam uma grande prática da trepanação pelas sociedades que viviam pela região dos Andes. Para o procedimento, eram utilizadas facas próprias para o ritual, feitas geralmente de bronze ou ouro, chamadas tumi (imagem de hoje). A partir da análise dos crânios encontrados, estima-se que menos de 30% dos submetidos à trepanação morreram imediatamente após a operação.

Comparados à cultura dos povos dos Andes, há pouca evidência de trepanação nos povos da Msoamerica. Apenas em 1897 que Carl Lumholtz publica um trabalho sobre crânios trepanados encontrado nesta região. Em seu trabalho, Blos (2003) analisa sete crânios trepanados encontrados no Monte Alban, na região de Oaxaca – referente à cultura Maia. Em sua análise, Blos observa uma forte preferência anatômica pela região acima dos ossos parietais. Diz também que, assim como amostras encontradas no Peru, grande parte dos crânios trepanados apresentam sinais de lesões cranianas anteriores a operação, possivelmente a causa do procedimento.

Referência:
Blos V.T. (2003).
Cranial Surgery in Ancient Mesoamerica. Mesoweb.
( http://www.mesoweb.com/features/tiesler/Cranial.pdf )
[Acessado em 20 de Agosto de 2007]

Imagem retirada de: http://elabrazodeloso.es/wordpress/?m=200611

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial