Ciências & Histórias

quarta-feira, maio 21, 2008

Grécia Antiga: Quando

Tradicionalmente, considera-se que os primeiros gregos se estabeleceram de fato na Europa por volta de 1600 a.C. A Era Micênica, referente a Grécia da Idade do Bronze, e representa o período entre os séculos XVII e XII. A cultura grega desse período durou desde a chegada dos gregos no Egeu, por volta de 1.600 a.C. até o colapso de sua civilização da Idade do Bronze por volta de 1100 a.C. O período posterior a este é marcado pelas famosas obras Ilíadas e A Odisséia, de Homero. Por este motivo, este período ficou conhecido como Era Homérica, e é através destas duas principais obras que se conhece sobre a organização social, econômica política e cultural da Grécia desta época. A partir do século VIII, ocorre uma gradativa organização das polis, da arte e da literatura grega. A partir do século VI, vemos o surgimento dos primeiros trabalhos filosóficos, marcando um novo período de produção cultural.


Segundo Finley (1998), a fase de grande criatividade, pelo menos no concerne àqueles elementos da civilização grega que constituíram a parte principal do legado, terminou na época de Alexandre. Apesar de exceções, nos quatrocentos anos que separam Homero de Aristóteles, foram produzidas quase todas as idéias-chave, os estilos literários e artísticos transmitidos às épocas e culturas posteriores. Para entendermos melhor isso, segue abaixo uma divisão dos Períodos de Tempo na Grécia:

Micênico (1600-1100 a.C) — Período antes da formação do homem grego e da chegada cretense e fenícia. Nessa época, estavam se desenvolvendo as civilizações Cretense ou Minóica (ilha de Creta) e a Micênica (continental).

Homérico (1100-700 a.C) — Período que iniciou a ruralização e comunidade gentílica (comunidade na qual um ajuda o outro na produção e colheita). Só plantavam o que iriam consumir (quando a terra não estava fértil saíam em busca de terra).

Arcaico (800-500 a.C.) — Formação da pólis; aparecimento do alfabeto fonético, d a arte e da literatura. É neste período onde os vários modelos das pólis vão se constituindo, definindo assim a estrutura interna de cada cidade-Estado.

Clássico (500-338 a.C.) — O período de esplendor da civilização grega, ainda que discutível. As duas cidades consideradas mais importantes desse período foram Esparta e Atenas.

Helenístico (338-146 a.C.) — Crise da pólis grega, invasão macedônica, expansão militar e cultural helenística, a civilização grega se espalha pelo Mediterrâneo e se funde a outras culturas.

Normalmente, ao nos referirmos a uma “Grécia Antiga”, estaremos falando dos períodos Arcaico e Clássico.

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial