Ciências & Histórias

terça-feira, junho 24, 2008

Anaxímenes e o Ar

Provavelmente discípulo de Anaximandro e assim seguindo o espírito da Escola de Mileto, encontramos Anaxímenes. Além do fato de ter sido o mais jovem dos três, aparentemente nada se sabe de definitivo sobre as datas em que nasceu e morreu, sendo geralmente localizado no século V a.C. Suas idéias, em geral, foram mais duradouras do que seus antecessores. Como Anaximandro, ele sustenta que há uma matéria básica, mas a vê na substância específica do ar.

Segundo Anaxímenes, é o ar (pneuma) a substância fundamental da Natureza (arqué), uma vez que é incorpóreo e se encontra em toda parte. Contrariando seus antecessores, considerava que à medida que a densidade do ar mudava, compunha todas as coisas. Ou seja, quando rarefeito, o ar se tornava fogo; quanto mais denso se tornava, o ar se transformava em vento e em água, terra e pedra, sucessivamente. Resumidamente, as diferentes formas da matéria que encontramos à nossa volta surgem do ar através de processos de condensação e rarefação.

Assim, é o ar a substância de que é feita a alma, e assim como nos mantém vivos, mantém o mundo. Este ponto de vista foi adotado mais tarde pelos pitagóricos. De certa forma, isso se justifica. Ele é o último principal representante da Escola de Mileto e herdara toda a sua tradição. Além disso, foi a sua teoria de condensação e da rarefação que realmente completou a visão milésia do mundo. Podemos ver nisso uma tentativa de encontrar, em um elemento de caráter invisível e incorpóreo, uma explicação abstrata da realidade física. Além do mais, como bem aponta Russel, na filosofia, o importante não são tanto as respostas, mas sim as perguntas. Por isso, a Escola de Mileto merece a sua fama.

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial