Ciências & Histórias

segunda-feira, junho 30, 2008

Fichamento sobre relação entre filosofia e medicina


“A invenção de uma forma de pensar que é própria do homem ocidental teve inicio nos primeiros anos do século VI com Tales de Mileto. É o alvorecer da filosofia, do que ficou consagrado como sendo a aventura do pensamento, que se caracteriza pela busca de um princípio (arché) ordenador da natureza e sua expressão em uma linguagem racional.

Durante todo o século VI e grande parte do século seguinte, há uma crescente produção, tanto pelos filósofos da Jônia quanto pelos da Magna Grécia, de teorias que substituem o mito da explicação dos fenômenos do Universo. O objetivo da reflexão filosófica é, então, a natureza (phýsis). Por esta razão, Aristóteles designa os filósofos anteriores a Sócrates de físicos.

Sócrates, mestre de Platão, é o filosofo que inaugura esta nova fase da historia do pensamento. Os primeiros escritos platônicos, conhecidos como diálogos socráticos seriam reproduções de diálogos entre Sócrates e seus discípulos. As questões discutidas são, por exemplo: a virtude, a coragem, a piedade, a amizade, a justiça, etc.; questões que dizem respeito ao homem, à vida humana.

Neste mesmo período da historia da cultura ocidental surge a arte de curar. A prática médica encontra na racionalidade filosófica o instrumental necessário para elaborar suas teorias sobre a natureza humana, que foram desenvolvidas a partir da idéia fundamental das investigações pré-socráticas – o conceito de physis. Em função da influência exercida pela filosofia da natureza, os médicos do século V a.C. tomam então como base de suas doutrinas as cosmologias elaboradas pelos filósofos pré-socráticos, o que se observa em alguns dos tratados hipocráticos.

Posteriormente, as doutrinas médicas irão influenciar os filósofos do século IV a.C. Tanto Platão como Aristóteles conheciam os tratados médicos redigidos desde o final do século anterior e incorporam em suas obras parte das teorias, dos princípios éticos e do método que estes textos continham. A influência exercida pela medicina sobre os diálogos de Platão tem sido estudada desde a antiguidade; Galeno dedica pelo menos um de seus escritos ao tema.

Apesar de possuírem conceitos comuns, que são parte integrante de doutrinas e métodos igualmente comuns, a filosofia e a medicina são campos distintos de saber, quer pela natureza quer pelos objetivos. A filosofia, que tem como objeto de reflexão da natureza (phýsis), é um saber eminentemente teórico, especulativo; enquanto a medicina, embora possua um corpo de teorias, é um conhecimento, por essência, de ordem prática que almeja um fim determinado: a cura.

Portanto, as discussões envolvendo os filósofos de um lado e os médicos de outro versam, em ultima analise, sobre o conhecimento da phýsis humana, da natureza humana. A questão é saber se o processo de conhecimento do homem deve partir das investigações sobre a phýsis em geral, ou se ele deve partir do estudo do próprio homem.”

(Trecho extraído de “Doença do corpo, doença da alma: medicina e filosofia na Grécia Clássica” de Ivan Frias, 2005, Editora PUC-Rio)

2 Comentários:

  • Ola, Sera que teria como colocar mais elementos sobre esse tópico da Medicina e Filosofia.
    Muito Obriga.
    Antesiosamente, David

    Por Blogger David, Às agosto 29, 2008 7:42 AM  

  • a relação entre filosofia e medicina está muito perto andam de mãos dadas para que eu apruevo filosofia que fazem os cientistas da prova médico-científica, com agradecimentos.
    cosmetics for men use it and look better.

    Por Blogger Unknown, Às junho 22, 2010 1:39 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial