Ciências & Histórias

terça-feira, dezembro 02, 2008

Introdução nova

O grande avanço das neurociências na atualidade vem permitindo compreender cada vez mais os diferentes circuitos neurais associados às diferentes funções mentais. Contudo, questões fundamentais acerca da natureza da mente humana permanecem em aberto. Essas questões, presentes na ciência contemporânea, estiveram também presentes nas primeiras civilizações humanas. Desde os primórdios da humanidade e em diferentes civilizações antigas, como o Egito, a Mesopotâmia, a Índia e China, vemos a construção de diversas teorias da mente, contemporâneas entre si e que refletem uma preocupação fundamental em identificar no corpo onde estaria situado o fenômeno mental.
Entretanto, nenhuma outra cultura deixou marcas ainda tão presentes como a civilização antiga grega. De fato, é seguro afirmar que a origem de todo pensamento ocidental se encontra no pensamento antigo grego. Segundo Russel (2002), a filosofia e a ciência, tal como as conhecemos, são invenções gregas. Além disso, muitos dos conceitos existentes na neurociência moderna possuem suas origens na especulação nos antigos filósofos gregos e médicos. Questões centrais sobre a fonte dos pensamentos humanos, o mecanismo da atividade cognitiva, e a natureza das emoções, percepção e movimento voluntário, foram levantadas pelos pensadores gregos. Além disso, é marcante a contribuição da medicina e filosofia grega ao desenvolvimento de concepções originais sobre a natureza da alma, as faculdades mentais e a estrutura e função do cérebro. Os filósofos gregos elaboraram soluções teóricas que ainda nos fascinam por sua inspirada originalidade e a riqueza de suas implicações.
Os autores gregos clássicos se centraram na preocupação por localizar a função principal da mente humana, e há portanto diversas teorias e possíveis localizações. Mas, resumidamente, pode-se concluir são duas localizações principais: o coração, representado pelas teses de Aristóteles, Hipócrates e os estóicos; e o cérebro, representado por Platão, Pitágoras e Alcmeon de Crotona. Vemos, aqui, na verdade, uma aproximação entre medicina e filosofia. Um exemplo nítido disto se encontra nas as obras de Hipócrates e Platão.

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial